Como escolher as melhores palavras-chave para sua estratégia digital?

Como escolher as melhores palavras-chave para sua estratégia digital?

Como escolher as melhores palavras-chave para sua estratégia digital?

Não seria exagero dizer que a internet é movida pelas palavras-chave. Desde que os buscadores surgiram e se tornaram parte essencial da navegação, elas são as responsáveis por viabilizar a busca por sites, notícias, imagens e outros materiais que os usuários pesquisem.

Com o fortalecimento desse mecanismo, veio também uma necessidade: aparecer entre os primeiros resultados de busca. Mas você sabe como fazer isso?

No post de hoje, selecionamos as melhores práticas para você acertar na escolha das palavra-chaves e garantir o destaque do seu negócio na web. Acompanhe!

Por que ficar em primeiro?

Basta fazer uma pesquisa rápida sobre qualquer assunto no Google para descobrir quantas páginas podem abordar um mesmo tema — "pizza", por exemplo, tem mais de 740 milhões de resultados.

Mas ao mesmo tempo em que os resultados são incontáveis, a atenção dos usuários fica quase que restrita a um grupo seleto: aquele que aparece nas primeiras páginas.

A primeira página de resultados fica com mais de 70% dos cliques, na segunda e terceira esse índice cai para apenas 6%. Na primeira página, segundo dados da Advanced Web Ranking, os cinco primeiros resultados ficam com 67% das visitas. 

Mas como aparecer primeiro e garantir esses cliques? É aqui que entra a estratégia de escolha de uma boa palavra-chave para o seu negócio.

Como escolher?

As palavras-chave vão servir de base para toda a sua estratégia de inbound marketing, anúncios, Search Engine Optimization (SEO), entre outras ações de marketing digital.

Dependendo da eficácia de suas escolhas, essas ações podem gerar mais ou menos resultados, por isso, essa etapa merece toda a atenção.

Para ajudar você, separamos alguns cuidados básicos a seguir:

Escolha palavras-chave base

Comece escolhendo até cinco palavras indispensáveis para seu negócio. Se você vende tênis para corrida em São Paulo, as palavras "tênis", "corrida", "São Paulo" e "loja", por exemplo, podem compor sua lista de palavras-chave.

Seja específico

Quanto mais específicas suas palavras-chave, melhor. Você pode até mesmo pensar em "frases-chave". No nosso exemplo, uma palavra específica — ou de cauda longa, como podem ser chamadas — seria "loja de tênis em São Paulo".

Use produtos em destaque

Você tem produtos best-sellers na sua loja? Experimente usá-los como algumas de suas palavras principais. Por exemplo, "tênis de corrida para triatlo".

Cuidado com repetições

Repita as palavras-chaves apenas se a frase que elas formam tiver um sentido totalmente diferente. Por exemplo, você pode usar "tênis de corrida online" e "reviews de tênis de corrida". A palavra-chave "tênis de corrida" se repete, mas perceba que os resultados que essas buscas trariam são bem diferentes.

Pense no conteúdo

Escolha palavras-chave que possam ser exploradas no conteúdo mais tarde, em sua estratégia de inbound marketing. "Tênis de corrida para triatlo", por exemplo, pode gerar postagens interessantes.

Por fim, cuidado com repetições exageradas, excesso de palavras-chave ou palavras "caça cliques". Foque em palavras específicas, de qualidade. O objetivo é sempre que os usuários encontrem exatamente o que procuram.

Existem ferramentas para ajudar? 

Parece complicado? Não se preocupe: há algumas ferramentas que podem ajudar você na escolha das suas palavras-chave!

Uma delas é o planejador de palavras-chave do Google, uma ótima forma de começar. A ferramenta mostra palavras relacionadas aos termos que você considera usar e seus volumes de pesquisa. Apenas cuidado para não cair na tentação de escolher palavras com muitas buscas. Nem sempre elas são as melhores para seu negócio, pois a concorrência é maior.

Você também pode usar o sistema autocomplete do Google. Sabe quando você começa a digitar um termo na busca e aparecem sugestões de pesquisa? Essas sugestões também são palavras bastante buscados que podem ajudar.

Outra ferramenta bem completa é o SEMRush, que tem uma versão paga com dados detalhados e uma gratuita, que também pode ajudar a encontrar inspirações. Há ainda o Keyword Tool e o Long Tail, entre outras.

Pronto para colocar em prática seus conhecimentos de planejamento de palavras-chave? Agora que você sabe como escolher os melhores termos para a sua empresa, veja como melhorar a sua estratégia de SEO!


Você sabia que a Sigu pode ajudar a sua empresa a ter mais e melhores resultados com a internet?

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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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