Entenda como usar e-mail marketing para aumentar suas vendas

Entenda como usar e-mail marketing para aumentar suas vendas

Entenda como usar e-mail marketing para aumentar suas vendas

Quantos canais de marketing você utiliza nas suas campanhas? Por mais que seja possível obter resultados excelentes com redes sociais, links patrocinados, entre outros, existe uma ferramenta que permanece relevante e consegue entregar retornos até superiores: o e-mail marketing.

De acordo com levantamentos da indústria, você pode obter até 6 vezes mais conversões a partir de uma campanha de e-mail marketing do que nos demais canais.

Além disso, calcula-se que existam 3,9 bilhões de contas de e-mail no mundo, o que representa uma base vasta e acessível. Por fim, não é uma ferramenta difícil de utilizar, podendo até contar com automação.

A seguir, confira as melhores práticas para usar e-mail marketing para aumentar suas vendas:

1. Segmentação de público

Um dos principais benefícios do e-mail marketing é a possibilidade de segmentar os seus envios. Isso significa que você não fará uma comunicação única para impactar toda a sua base de público.

Na verdade, é mais vantajoso separá-la em grupos menores, baseando-se em algum critério que faça sentido para o seu negócio, e planejar seu conteúdo de acordo com eles.

Dessa forma, os destinatários terão uma identificação maior com o material recebido.

2. Assuntos interessantes

O campo do assunto é o primeiro elemento do seu e-mail marketing que o público vê. Portanto, é decisivo para a abertura daquele envio. Certifique-se de usar um texto intrigante, que provoque curiosidade e que faça com que o destinatário queira abri-lo.

Leve em consideração o que você sabe a respeito dos interesses e do perfil da sua audiência para construir um discurso adequado.

3. Layout diferenciado

O e-mail faz parte da sua estratégia de marketing e, por isso, deve carregar a sua identidade visual de maneira adequada. Isso significa usar as cores, fontes e demais elementos que tenham relação com a sua marca. Assim, o seu conteúdo é facilmente reconhecido e fortalece mais a imagem da sua empresa.

Apenas tome cuidado para não exagerar: muitos programas de e-mail classificam como spam as mensagens muito carregadas de imagens.

4. Automação

Para obter resultados ainda melhores com o e-mail marketing, você pode realizar múltiplos disparos baseando-se em critérios distintos. Isso fará com que sua base de contatos receba um conteúdo mais especializado e, portanto com maior grau de identificação.

Só que isso não significa que você precisa ter mais trabalho: usando uma boa plataforma de automação, é possível configurar os gatilhos para estes envios.

5. Frequência de envio

Diferentemente do que você possa imaginar, não existe uma resposta certa para este ponto. Na verdade, o que vai determinar a frequência ideal para a sua campanha de e-mail marketing é o estudo que você fez a respeito dos hábitos e preferências do seu público-alvo.

Afinal, os melhores dias e horários para eles terem contato com o seu conteúdo vai variar conforme o cotidiano deles. Assim, faça uma boa análise e experimente as possibilidades.

O e-mail marketing pode trazer uma série de benefícios para as suas campanhas. Basta realizar um bom estudo sobre as preferências do seu público-alvo e adaptar a sua campanha a estas expectativas.

Lembre-se de monitorar os seus resultados regularmente para encontrar pontos que necessitem de melhoria e se manter em boa performance.

Agora que você já sabe dos principais critérios a se considerar ao traçar uma estratégia de e-mail marketing, conte para a gente aqui nos comentários: como você pretende começar a usar essa ferramenta?


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Autor:

O Pinguim é o mascote da Sigu Marketing Digital. Especialista em internet, sempre ligado nas tendências das mídias sociais e nas novidades do mundo do marketing digital.

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